|
Faça do site www.endosantos.com.br a página inicial do seu navegador
|
 
Clínica
Artigos Científicos
Exames
Imagens
Visita virtual
Fale Conosco
Links
Home
 

A Colonoscopia é o melhor método diagnóstico de neoplasias colo-retais, podendo detectar também outras patologias do intestino grosso e reto: Doenças inflamatórias intestinais, doença diverticular dos cólons, ectasias vasculares e outras.
 
COLONOSCOPIA COM MAGNIFICAÇÃO
DE IMAGEM
   
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   




    A Colonoscopia encontra-se indicada em situações de hemorragia digestiva, pesquisa de sangue oculto nas fezes positiva, alterações do hábito intestinal (diarréia ou constipação), dor abdominal tipo cólica, prevenção de pacientes com risco de câncer de colon e reto, avaliação de imagens radiológicas duvidosas ao exame contrastado (enema opaco), nos seguimentos dos pacientes com doença inflamatória intestinal, naqueles submetidos à polipectomias ou mucosectomias (pólipos adenomatosos e carcinomas intramucosos) e ao tratamento cirúrgico de câncer colo-retal.

    A Colonoscopia também pode atuar no tratamento de algumas enfermidades: retirada de tumores (polipectomias ou mucosectomias), na hemostasia de lesões sangrantes, dilatação ou descompressão colônica, retirada de corpos estranhos e tunelização tumoral.

    Há algumas contra-indicações absolutas para a realização da colonoscopia: megacolon tóxico, perfuração e obstrução intestinal, peritonite, embolia pulmonar ou infarto do miocárdio recente.

    A Colonoscopia trata-se de um exame que na maioria das vezes é realizado ambulatorialmente, com um preparo intestinal prévio, utilizando soluções por via oral que provocam diarréia, proporcionando assim, a limpeza do colon, condição indispensável para a execução de um exame seguro e com boa acurácia. A realização da colonoscopia em regime hospitalar fica reservado para situações especiais como pacientes pediátricos e aqueles pacientes de alto risco.

    A Magnificação de Imagem em colonoscopia teve início em 1975 e em 1984 foram desenvolvidos os vídeo-endoscópios baseados na utilização do CCD (“chip”), com resolução limitada pelo número de pixels deste CCD, possibilitando a avaliação dos orifícios das criptas de Lieberkuhn.

    Este método, auxiliado pelo uso de corantes, representa um grande avanço no diagnóstico de lesões colo-retais, permitindo a detecção de neoplasias milimétricas, principalmente as deprimidas, com boa aproximação do diagnóstico histológico, influenciando a conduta durante o exame.

    Desde o início das nossas atividades em Bagé, temos utilizado o videocolonoscópio com Magnificação de Imagem (Fujinon EC-410 CM). Em levantamento recente de 1004 exames realizados de abril/2001 a julho/2003, diagnosticamos 580 lesões de colon e reto, com tamanho médio de 9 mm e idade média de 57,2 anos. Foram 472 neoplasias, sendo 437 adenomas e 35 carcinomas (11 precoces).

    Para outras informações pesquisar em artigos científicos.

 
 
 
 
 
 
versão para impressão
|
|
 
 
Rua Gomes Carneiro, 1343 - Bagé/RS: (53)3241.69.55 - ©2006 www.endosantos.com.br - ® - All rights reserved
desenvolvido por
InterfaceMM