|
Faça do site www.endosantos.com.br a página inicial do seu navegador
|
 
Clínica
Artigos Científicos
Exames
Imagens
Visita virtual
Fale Conosco
Links
Home
 

A Endoscopia Digestiva Alta possibilita uma visualização direta da mucosa do esôfago, estômago e duodeno.

As indicações da esofagogastroduodenoscopia geralmente estão relacionadas a sintomas como: epigastralgia, pirose,
 
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
   
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   



    disfagia, odinofagia, náuseas, vômitos, empachamento pós-prandial, hematêmese, melena e emagrecimento.

    A Endoscopia Digestiva Alta também é realizada no seguimento de Esôfago de Barrett e de pacientes submetidos à tratamentos cirúrgicos de neoplasias malignas, controle de úlceras pépticas e pesquisa da existência de Helicobacter pylori.

    Os diagnósticos mais freqüentes são: esofagites, gastrites, úlceras pépticas,duodenites, varizes esofágicas e gástricas, neoplasias e Esôfago de Barrett.

    A Endoscopia Digestiva Alta também pode atuar na terapêutica: dilatação esofágica, hemostasia de sangramentos por úlceras, escleroterapia ou ligadura elástica de varizes esofágicas ou gástricas, remoção de corpos estranhos, polipectomias ou mucosectomias, gastrostomias, colocação de próteses, ablação térmica para o Esôfago de Barrett, aplicação de toxina botulínica para Acalasia e posicionamento de sonda naso-enteral.

    Geralmente o exame é realizado ambulatorialmente, precedido por um jejum de 6 a 8 horas. As medicações utilizadas são anti-espumantes (dimeticona), anestésicos tópicos e benzodiazepínicos associados ou não a opiáceos. Recomenda-se a utilização de oxímetro de pulso, devido ao uso de sedativos, possibilitando segurança no procedimento endoscópico.

    Pacientes idosos requerem mais cuidados com a sedação e, freqüentemente, são bem tolerantes à realização do exame somente com anestesia tópica.

    Os avanços na Endoscopia Digestiva têm sido constantes, permitindo um maior aprimoramento no diagnóstico de patologias.

    Temos utilizado o vídeo-endoscópio da Fujinon EG-410 HR, que além de oferecer uma excelente definição da imagem, auxiliado por corantes ou ácido acético, possibilita o direcionamento das biópsias nas áreas sugestivas de metaplasia intestinal, no Esôfago de Barrett.

 
 
 
 
 
 
versão para impressão
|
|
 
 
Rua Gomes Carneiro, 1343 - Bagé/RS: (53)3241.69.55 - ©2006 www.endosantos.com.br - ® - All rights reserved
desenvolvido por
InterfaceMM